quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sete de Setembro - Outra Campanha em Porto Alegre

Os grupos que aderem à Outra Campanha acompanharam a marcha paralela ao desfile do Sete de Setembro. Nesta data, a apologia ao exército e à polícia são reverenciados na cidade, aos olhos dos governantes e políticos locais. A citação dos nomes de todos os ditadores brasileiros - em sua maioria gaúchos - é realizada com o orgulho de quem admira a tortura, o poder e a submissão do povo ao autoritarismo. Foi lá que a Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela decidiu realizar seu "gemido dos excluídos". Juntos estavam os estudantes do Encontro Nacional de Estudantes Antimanicomiais, a Resistência Popular, o coletivo mentes plurais, Ação Antisexista, e outros apoiadores de diversos movimentos.
A intervenção que deveria ocorrer na rua foi primeiramente cercada pela polícia. "Trancar não é tratar", diziam os antimanicomiais. Ali, uniram-se os contrários aos poderes instituídos, contrários aos que decidem quem é livre e quem não é.
Depois, ocupamos a rua, com a intervenção que mostrava o que se fazia e ainda se faz com quem luta pela liberdade em nome das leis e da ordem criadas por eles mesmos: tortura, prisão e morte.






Romper o Cerco é pela esquerda classista e combativa!!
Não mais Manicômios!
Não mais Prisões!
Não mais Tortura!
Não mais Opressão!!!!!!!